Uma guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada, nesta terça-feira, para realizar o resgate de uma arara que se encontrava em um loteamento. A presença da ave chamou a atenção de moradores da região, que agiram corretamente ao solicitar o apoio dos profissionais credenciados.

Com o emprego de técnicas adequadas de manejo de fauna e com todos os equipamentos de segurança necessários, a equipe de militares conseguiu capturar o animal. Graças à agilidade e ao cuidado da operação, a arara foi resgatada sem sofrer nenhum tipo de ferimento.

Encaminhamento e Reabilitação

Após uma avaliação inicial das condições físicas e de saúde da ave logo após a captura, os bombeiros a encaminharam ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS).

No órgão socioambiental, a arara passará por procedimentos detalhados de exames e cuidados veterinários. O objetivo final é garantir que o animal esteja plenamente apto para o retorno seguro ao seu habitat natural.

Alerta à População

"Não tente capturar animais silvestres por conta própria."

O Corpo de Bombeiros aproveitou a ocorrência para reforçar um alerta fundamental à população: diante da presença de animais silvestres em áreas urbanas ou residenciais, nunca se deve tentar a captura voluntária. Animais acuados podem reagir de forma agressiva por instinto de defesa, gerando riscos de acidentes tanto para as pessoas quanto para a própria fauna.

Em situações semelhantes, a recomendação explícita é isolar a área e acionar imediatamente os órgãos responsáveis, como o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Ambiental, garantindo assim a integridade de todos e a preservação da biodiversidade local.



Postar um comentário