SENA MADUREIRA (AC) – A rotina nas águas do alto Rio Iaco, em Sena Madureira, foi interrompida por uma fatalidade na manhã desta quinta-feira (29). O agente de saúde indígena Isaías, morador da Aldeia Santa Cruz, perdeu a vida após um acidente raro e devastador durante um deslocamento fluvial na zona rural do município.

De acordo com informações preliminares colhidas, Isaías navegava em uma canoa — principal meio de transporte das comunidades locais — acompanhado de seus filhos. Durante o trajeto rumo a uma aldeia vizinha, uma árvore de grande porte se desprendeu da margem e caiu diretamente sobre a embarcação.

O impacto foi fatal para o agente de saúde. Até o fechamento desta matéria, não havia informações detalhadas sobre o estado de saúde dos filhos que o acompanhavam, embora relatos iniciais indiquem que o foco do incidente foi o local onde Isaías estava posicionado.

Isaías era uma figura central na Aldeia Santa Cruz. Como Agente Indígena de Saúde (AIS), ele desempenhava um papel vital na ponte entre a medicina tradicional e o sistema público de saúde, sendo responsável pelo primeiro atendimento e monitoramento de famílias em áreas de difícil acesso.


Postar um comentário