DATA E ANO

Hoje é

assembleia do deputados

RANKING REGIONAL: Em ano eleitoral todas as prefeituras do Acre têm nota “ruim” ou “péssima” de transparência

 

Lançamos nesta terça-feira (16) os resultados do Índice de Transparência e Governança Pública de 2024 (ITGP) do Acre que avalia os 22 municípios, atribuindo uma nota que vai de 0 a 100. Quanto menor a pontuação, menor a transparência. Os resultados, infelizmente, são desafiadores e demonstram que, em ano eleitoral, as prefeituras da região falham em transparência e governança pública.

Avaliação divulgada revela que todos os municípios acreanos têm níveis ruim ou péssimo de transparência, pontuação especialmente negativa em relação à transparência dada às obras públicas e ao recebimento de emendas parlamentares - sejam federais, estaduais ou municipais.

Esse resultado preocupa, em particular, num ano eleitoral, já que obras e emendas são recursos frequentemente capturados e que podem distorcer a resposta das urnas.

O Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) do Acre, produzido pelo Coletivo Cidadão Monitor com apoio técnico da Transparência Internacional – Brasil, que avaliou os 22 municípios do Estado, tem como objetivo oferecer um índice confiável para que a sociedade, a imprensa e os próprios órgãos de controle tenham acesso à informação e monitorem as ações do poder público na promoção da transparência e da participação social e no combate à corrupção. O ranking também tem como meta estimular o poder público a promover continuamente a transparência de suas ações e reconhecer o bom trabalho realizado por algumas prefeituras.

CONFIRA OS RESULTADOS



Categoria» »

Enviar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados pelo administrador.
ads banner
Anuncio

Ok, vá em frente!

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Learn more
Ok, Go it!